segunda-feira, 28 de março de 2011

A árvore generosa

UMA APRENDIZAGEM DO AFETO

Este é o título mais conhecido de Shel Silverstein. O clássico de 1964 comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino. A capa - em preto-e-branco nos outros livros do autor - aqui é colorida em dois tons de verde, nos dando logo uma pista da importância do caráter ecológico da fábula. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino: suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias: sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. Saiba mais aqui:




No decorrer da leitura desta história, uma das crianças, colocou algumas questões pertinentes, para as quais outras crianças do grupo, deram resposta :

- Como é possivel um menino amar uma árvore e uma árvore amar um menino?- (deve ser assim) O menino conhecia a árvore desde pequena. O menino ia lá todos os dias. Cada dia que ele lá ia ele crescia e depois ficou muito grande e ficaram grandes amigos!

- Como é que o menino conhecia a sua árvore?- Ele conhecia a sua árvore porque quando ia a caminho ela pedia-lhe um xi-coração!

Após a leitura (parcial) desta obra:
"Era uma vez uma Árvore que amava um Menino.

E todos os dias, o Menino vinha e juntava suas folhas.
E com elas fazia coroas de rei.
E com a Árvore, brincava de rei da floresta.

Subia em seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos!

Comia seus frutos.
E quando ficava cansado, o Menino repousava à sua sombra
fresquinha.

O Menino amava a Árvore profundamente.
E a Árvore era feliz!

Mas o tempo passou e o Menino cresceu!"...

Foi proposto às crianças terminarem a história.
Então aqui fica o resultado realizado pelas crianças do Jardim de Infância:

O menino casou com uma menina de cabelos loiros. Teve filhos e uma casa com piscina para nadar. Construiu a sua casa ao pé da sua amiga árvore para ela não se sentir sózinha. A árvore estava no jardim da sua casa. Os seus filhos brincavam com ela e eram grandes amigos. Quando a árvore fazia anos eles faziam-lhe uma festa.

Título: A árvore pequenina
Alunos do JI

Sem comentários: