sábado, 19 de fevereiro de 2011

BIODIVERSIDADE e o PRESÉPIO DE NATAL

Os seres humanos são parte da extraordinária riqueza da Natureza e têm o poder para a proteger ou destruir. A Biodiversidade, a variedade da vida na Terra, é essencial para sustentação das redes vivas e dos sistemas que fornecem a todos saúde, bem-estar, comida, combustível e serviços vitais de que as nossas vidas dependem. A actividade humana está a causar a perda da diversidade da vida na Terra a um ritmo acelerado. Estas perdas empobrecem-nos a todos e prejudicam os sistemas de vida dos quais dependemos todos os dias. Mas nós podemos prevenir isto.

• Em 2007, a Assembleia-Geral das Nações Unidas (Resolução Nº61/203) proclamou 2010 Ano Internacional da Biodiversidade, integrado na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).
• Principal objectivo: Encorajar e sensibilizar as pessoas para:
• Descobrirem a Biodiversidade que nos rodeia;
• Compreender o seu valor, a nossa relação com ela e as consequências da sua perda;
• Agir para a salvar.
• 2010 Meta para a Biodiversidade
“…Para alcançar, até 2010, uma significativa redução da corrente perda da biodiversidade, a nível global, regional e nacional, como contribuição para a redução da pobreza e para benefício de todas as vidas na Terra…”(Resolução 61/203)
Portugal é considerado um país rico e diversificado em flora e fauna, contudo, a perda de biodiversidade em Portugal é elevada, o que significa que um número cada vez maior de espécies se encontra em vias de extinção. As causas são várias: alterações do uso do solo, abandono de terrenos agrícolas, intensificação dos processos agrícolas, degradação da qualidade ambiental de alguns habitats, pressão urbana sobre sistemas frágeis, aparecimento de espécies invasoras, são alguns dos aspectos mais comuns e prejudiciais para a manutenção da biodiversidade.



O PRESÉPIO DE NATAL/“DESCOBRIR A NATUREZA/BIODIVERSIDADE?”
Tudo começou com a realização do Presépio na sala do Jardim de Infância. Colocamos às crianças a hipótese de utilizar musgo. Perante a nossa proposta as crianças reagiram com espanto e curiosidade: “O que é musgo?” Este foi o ponto de partida para a actividade que realizámos e que a seguir descrevemos:
Em virtude de as condições atmosféricas não nos permitirem deslocar ao exterior trouxemos o musgo até à sala. As crianças observaram, colocaram questões, falaram de tradições antigas e construíram o presépio...

...eis quando a nossa tartaruga Kika resolveu invadir e hibernar escondendo-se debaixo do musgo do Presépio...não conseguem vê-la, pois não? Nós também levámos algumas horas a encontrá-la...!


Perguntámos às crianças:
“Quem sabe o que é a Natureza?”
Muito assertiva e por esta ordem a Raquel disse:
É SAÚDE, VIDA, COMIDA, FELICIDADE, ENERGIA, DINHEIRO!
Outras crianças também disseram: Plantas, para enfeitar o jardim; para comer; para dar gosto à comida: salsa, alho e cebola, oregãos, hortelã, louro.
Água.
Tantos “saberes” motivaram uma animada conversa no grupo.
De seguida fomos para o campo, ao redor do Jardim de Infância, investigar, observar e sistematizar...

Isto é BIODIVERSIDADE|

Sem comentários: