domingo, 25 de abril de 2010

PROJECTO: "TUDO EM MOVIMENTO"

A Fundação Ilídio Pinho e o Ministério da Educação celebraram um Protocolo com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola".
Pretende-se estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projectos inovadores de educação/formação. Tais projectos deverão ter um carácter eminentemente prático que envolvam os estudantes em experiências e trabalhos de grupo permitindo-lhes conhecer e apreciar,desde muito cedo, a importância do conhecimento e do método científico nas suas actividades futuras. O tema a concurso este ano é : Artes da Física.

O Jardim de Infância da Mata concorreu e foi seleccionado. Estamos a desenvolver este projecto juntamente com os alunos, pais e o Agrupamento de Escolas. Contamos igualmente com o apoio logístico da Câmara Municipal de Ourém.

Intitulamos o nosso projecto: "TUDO EM MOVIMENTO"


O tema que escolhemos:
“Sem forças nada aconteceria no Universo. Sem movimento, o Universo deixaria de existir”.
Visando contribuir em ambiente formal, através da criação de situações e vivências do quotidiano das crianças, uma vez que estas são facilitadoras de aprendizagem, pretendemos desenvolver um projecto, cujo tema: “forças e movimento” são os dois conceitos base onde iremos enlencar a ciência e a expressão artística.

Iremos dar-vos, aqui, conta das actividades realizadas e das que forem sendo concretizadas, no âmbito deste projecto. Ficamos à espera dos vossos comentários.

"Buscar relações entre física e arte não é uma tarefa fácil. Normalmente, ambas são consideradas territórios distantes, mundos opostos do conhecimento. A física é o campo da razão, do rigor descritivo da natureza e da precisão. Já a arte está associada à intuição, à criatividade, e à liberdade de criação. Entretanto, esse distanciamento é falso uma vez que, tanto a física como a arte, não se resumem àqueles campos, sendo muito mais amplas do que possa parecer."

(FÍSICA E ARTE: A CONSTRUÇÃO DO MUNDO COM TINTAS, PALAVRAS E EQUAÇÕES, José Claudio Reis, Andreia Guerra e Marco Braga)



Objectivos do projecto:
- Identificar e caracterizar as leis da física: lei da inércia, lei fundamental da dinâmica, lei da acção-reacção ;
- Construir e utilizar alavancas, planos inclinados e foguetões.
- Promover actividades lúdicas, no âmbito da arte, junto dos alunos, donde resultem aprendizagens, competências e atitudes de mudança em relação aos temas tratados;
- Aproximar práticas e materiais de ensino da física das práticas das outras ciências experimentais, consolidando o carácter transdisciplinar e experimental.

Sem comentários: