segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL

Para todos os pais e restante comunidade educativa desejamos um Natal pleno de saúde, alegria, felicidade e amor:

Por agora vamos descansar uns dias, mas brevemente voltaremos ao trabalho renovados, cheios de energia e saudades!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Troca de presentes

É com muito prazer que partilhamos com todos o resultado do desafio que lançamos aos pais, do Jardim de Infância, este Natal.
O nosso propósito foi que cada menino(a) realizasse em casa com os seus pais um presente de Natal para trocar com um amigo(a) da sala.
Fizemos o sorteio dos pares para a troca de presentes e o resultado foi espectacular.
Surgiram aneis de misangas, fantoches, marionetas, carrinhos, enfeites de natal, jogos, quadros, pregadeiras, todos os presentes realizados com muita criatividade e empenho.

Foi cumprido o espírito do Natal!

Estão todos de PARABÉNS!

BEIJINHOS!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DESEJOS DE NATAL

O Natal está a chegar e mais do que nunca é tempo de paz, união e família.
Gostaríamos de agradecer a todos os que nos têm ajudado a crescer e a ser felizes na sua companhia.
São tantas pessoas que não temos coragem de aqui nomear nenhuma delas, até porque vocês sabem quem são...!

BEIJINHOS NOSSOS PARA TODOS VOCÊS E...

UM FELIZ NATAL!

Oferecemos um pequeno poema de Natal para sonhar... Anjos
Os Anjinhos

Vão chegando de mansinho,
Com pezinhos de algodão.
Os anjinhos pequeninos,
Mal tocam com os pés no chão.

Nos olhos trazem a luz
E o brilho do luar.
No colo trazem flores
E estrelinhas a brilhar

Estes são os nossos desejos de Natal:


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FEIRA MEDIEVAL

O nosso projecto curricular de grupo para este ano no Jardim de Infância,tem como inspiração a educação financeira e como título: "Valores em Bolsa". Pretendemos com este projecto motivar alunos e comunidade em geral para as questões do dinheiro e da sua gestão. Para tal identificámos como tema prioritário, neste 1ºperíodo, as trocas comerciais sem recurso à moeda. Sustentámos e focalizamos o nosso trabalho na época medieval e tudo começou com esta apresentação realizada pelo Coordenador do Pré-Escolar do nosso Agrupamento. Os alunos do 1ºciclo deste estabelecimento e as suas professoras aderiram ao nosso projecto e em conjunto assistiramos e discutiramos os vários temas apresentados. Vejamos a apresentação:
Cenas Da Vida Medieval

E assim nasceu o nosso projecto da FEIRA MEDIEVAL: PROJECTO


Alunos, professoras e educadora envolveram-se em actividades no intuito de conhecer os hábitos alimentares, as classes sociais, o vestuário e alguns hábitos sócio-culturais da época medieval. Das pesquisas efectuadas para conhecer os géneros alimentícios mais usados na época realizámos uma tabela para ser usada pelos alunos na troca dos produtos. Cada aluno do pré-escolar terá que trocar um pão ou queijo por outro produto, com um aluno do 1ºciclo, indicado na tabela de conversão


No Jardim de Infância fizemos queijo fresco e pão para vender na Feira. Uma mãe veio ao Jardim de Infância ensinar-nos a fazer queijo fresco e a Lita ensinou-nos a fazer pão que cozemos no forno a lenha da avó da Daniela.
Como Se Faz o Queijo

No final registámos assim a actividade:





Os trajes do príncipe, da princesa e dos cavaleiros foram realizados no Jardim de Infância com tecido que fomos buscar ao Agrupamento de Escolas. Ficaram muito bonitos. As princesas fizeram uma touca de veludo e organza e os príncipes e cavaleiros realizaram os cavalos e as espadas. O trabalho desenvolvido pelas professoras com os seus alunos também foi muito interessante. Os alunos do 1º e 2º ano fizeram pesquisas bibliográficas e na internet acerca dos jogos matemáticos, que eram jogados pelo povo (jogo do Moinho) e pela nobreza(Xadrez), na idade média. Os alunos do 3ºe 4º ano pesquisaram histórias que tivessem origem e ambiente sócio- cultural medieval. No dia da Feira,os meninos do 1ºciclo, contaram para todos a história: "O Flautista de Hamelin" e apresentaram-nos o jogo do Moinho e o jogo do Xadrez.
No dia 27 de Novembro realizou-se a FEIRA MEDIEVAL e foi assim:
Feira Medieval PPT

A avaliação que fazemos deste projecto é muito positiva. Através das diferentes actividades realizadas os alunos consolidaram diversos conhecimentos ao nível das diferentes áreas curriculares/áreas de conhecimento: matemática, lingua portuguesa (linguagem e abordagem à escrita) e meio físico (conhecimento do mundo). A comunidade educativa participou na recolha de diferentes produtos agrícolas e no vestuário do povo, assim como na troca de produtos com os seus filhos, no decorrer da feira. Os alunos experimentaram e ficaram a conhecer um pouco da história e vida na época medieval. Na auto-avaliação os alunos referiram ter sido muito engraçado e interessante o facto de terem trocado produtos uns com os outros (comprar/vender)sem terem usado dinheiro.